O governo federal anunciou a entrada do país no programa “Global Entry”, que facilita o ingresso de brasileiros nos Estados Unidos.
A medida não substitui a exigência de visto, mas permite liberação mais ágil no controle do passaporte na chegada do passageiro aos EUA por meio de quiosques automáticos, sem contato com agente de imigração. Com isso, as filas são evitadas.
O programa é destinado a viajantes considerados confiáveis pelos Estados Unidos, e é mais usado por executivos e investidores. O objetivo do Global Entry é permitir ingresso imigratório facilitado e automatizado de cidadãos previamente credenciados.
Para fazer parte do programa, é preciso que a pessoa interessada faça sua inscrição por meio de um site do governo dos Estados Unidos (neste link). Só depois da aprovação, que exige inclusive o pagamento de uma taxa de inscrição, é que o viajante brasileiro terá direito à medida.
O anúncio da medida foi feito por meio de uma nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores, da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Justiça e do Ministério da Economia.
De acordo com a nota, “o trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos EUA estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países”.
Também em nota, o encarregado da Embaixada e Consulados dos EUA, Douglas Koneff, afirmou que “este programa vai não só facilitar as viagens de negócios e investimentos, como também agilizar as visitas de muitos outros brasileiros aos EUA. A conclusão desse acordo é fruto de muito trabalho dos dois governos, e muitos viajantes serão beneficiados pelo GE”.
O texto ressalta que os interessados em participar terão que passar por “rigorosa verificação de antecedentes e entrevista presencial”.
Para saber mais detalhes ou ajuda com seus documentos brasileiros nos estados unidos entre em contato com a gente pelo número 321.251.4734